Requer determinados cuidados que facilitam o relacionamento, tornando mais eficaz e agradável.
- Atenda rapidamente às ligações, a demora ao atender pode levar ao cliente a ligar para o concorrente;
- Identifique-se. Evitar dizer “alô”. Diga o nome da empresa, do departamento, o seu nome e depois diga “bom dia”, “boa tarde”.
- Transfira a chamada para as pessoas corretas;
- Não esqueça o telefone fora do gancho, deixando a pessoa esperando;
- Ao telefonar, tenha sempre em mãos os dados necessários para a conversa;
- Se ligar para um telefone ou ramal e não atenderem, desista após o 3° toque e ligue mais tarde;
- Evitar ruídos e tons de vozes incompreensíveis;
- Tenha uma boa dicção, carisma, seja proativo;
- Use expressões como: “pois não”, “as ordens”, “obrigado”;
- Dê importância as anotações e a transmissão dos recados.

Como anotar corretamente as mensagens
- Data e hora da mensagem;
- Nome completo de quem ligou;
- Nome da empresa e departamento de quem ligou;
- Número do telefone;
- Mensagem;
- Seu nome.
Telefone celular
Há situações e lugares onde é recomendável desligá-lo:
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