Atendimento ao Telefone

Requer determinados cuidados que facilitam o relacionamento, tornando mais eficaz e agradável.



  • Atenda rapidamente às ligações, a demora ao atender pode levar ao cliente a ligar para o concorrente;
  • Identifique-se. Evitar dizer “alô”. Diga o nome da empresa, do departamento, o seu nome e depois diga “bom dia”, “boa tarde”.
  • Transfira a chamada para as pessoas corretas;
  • Não esqueça o telefone fora do gancho, deixando a pessoa esperando;
  • Ao telefonar, tenha sempre em mãos os dados necessários para a conversa;
  • Se ligar para um telefone ou ramal e não atenderem, desista após o 3° toque e ligue mais tarde;
  • Evitar ruídos e tons de vozes incompreensíveis;
  • Tenha uma boa dicção, carisma, seja proativo;
  • Use expressões como: “pois não”, “as ordens”, “obrigado”;
  • Dê importância as anotações e a transmissão dos recados.




Como anotar corretamente as mensagens

  • Data e hora da mensagem;
  • Nome completo de quem ligou;
  • Nome da empresa e departamento de quem ligou;
  • Número do telefone;
  • Mensagem;
  • Seu nome.



Telefone celular

Há situações e lugares onde é recomendável desligá-lo:


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